Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutica se redescobre nas redes sociais

Data: 11/09/2020

 O que teve início como um hobby em 2014, acabou se tornando exemplo de empreendedorismo, inovação e destaque profissional. Farmacêutica pós-graduada em Análises Clínicas e Hematologia, Liliane Guzzo buscou se reinventar após mudar do Rio de Janeiro para Brasília e tentar, por um período, reingressar no mercado trabalho na área de análises clínicas. Os desafios foram vencidos pela força de vontade e perspicácia da farmacêutica que identificou uma oportunidade em aprimorar seus conhecimentos Farmacêuticos no uso de maquiagens. Para tanto, ela realizou diversos cursos em instituições renomadas e reconhecidas

Ao entrar no âmbito das maquiagens, percebeu a necessidade de adequação dos parâmetros, pois muitas ferramentas eram manuseadas de maneira inadequada, o que acabava refletindo no baixo aproveitamento, inclusive, na utilização de medicamentos como se fossem cosméticos. “A medida em que eu conhecia mais sobre esse universo das maquiagens e adentrava no mundo dos maquiadores, percebi uma carência de informações em diversos aspectos que estavam diretamente relacionados com as ciências farmacêuticas. Então, tomei a decisão de transmitir o meu conhecimento como farmacêutica, promovendo consciência e educando. Logo após, para complementar minha formação, iniciei uma nova pós-graduação em cosmetologia”, recorda.

Durante o processo de amadurecimento pessoal e profissional, a farmacêutica foi além. Idealizou e fundou o curso Cosmetologia da Maquiagem, cujo o objetivo era contribuir com o ensino da química dos cosméticos e fisiologia da pele. Nesta época, o trabalho realizado por Liliane já vinha sendo divulgado nas redes sociais e acabou ganhando mais alcance e visibilidade após o início do curso. “A rede social é a plataforma de difusão de conhecimento ou informação e através do perfil @liliane.guzzo consigo alcançar inúmeras pessoas em todo país e até mesmo no mundo. Esse trabalho tem contribuído com a formação de alunos em todo Brasil e também em países como Japão, Chile, Irlanda, Portugal, Estados Unidos da América, França e Luxemburgo”, afirma.

Após tantos esforços, a farmacêutica se tornou dona do próprio negócio. Por meio do Instagram, ela disponibiliza seu contato comercial para que o aluno interessado possa contatá-la para adquirir o curso. “É comum ouvir que o farmacêutico é uma figura associada apenas a drogaria, e então com o trabalho que desenvolvo no Instagram pude levar o nome de toda classe farmacêutica para inúmeras pessoas que não tinham o conhecimento que a cosmetologia, a formulação de cosmético, é uma área do farmacêutico. Além disso, pude também mostrar para a população, o público que me acompanha, onde uma boa parcela não é farmacêutico, o valor do profissional e a importância do mesmo na área das ciências cosméticas”, pondera.

A inovação tecnológica está mudando os hábitos sociológicos das pessoas em contexto mundial. Gerações mais recentes iniciam a vida interagindo com plataformas e sistemas. Fomos teletransportados literalmente para o mundo digital/virtual e desta forma esses trabalhos nas redes sociais impactam direta e indiretamente na vida da população global. “Eu sempre lutei pelo meu reconhecimento como farmacêutica e, consequentemente, o reconhecimento de toda a classe. Sempre quis gritar para o mundo a importância do farmacêutico em inúmeras áreas de atuação, desde a elaboração de um cosmético, passando pelos exames laboratoriais e até mesmo na perícia criminal. As possibilidades são infinitas quando nosso coração é o catalisador de todas as reações químicas da vida”, conclui Liliane Guzzo.

O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Forland Oliveira, teve a oportunidade de acompanhar o trabalho independente da profissional e destaca a importância em explorar as inúmeras possibilidades de atuação. "A profissão Farmacêutica conta com essa ampla diversidade de possibilidades, e sem dúvida experiências exitosas como esta servem de inspiração para muitos Farmacêuticos que estejam buscando reintrodução no mercado de trabalho ou pretendem mudar de área. Afinal, trabalhar com algo que gera identificação e representatividade é sempre muito mais prazeroso", destaca.

Acompanhe o trabalho da profissional: www.instagram.com/liliane.guzzo/

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700